CONTATO: saudedetk@gmail.com

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZA VACINAÇÃO E TESTE RÁPIDO PARA HIV E SÍFILIS



A Prefeitura de Tarauacá, em parceria com o Ministério da Saúde e o Governo Estadual, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou na semana passada a Campanha Fique Sabendo, que levam à população testes rápidas de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Com o título ”As Hepatites B e C podem estar onde você menos espera inclusive em você”.



A Secretaria Municipal da Saúde realizou exames de Teste Rápido para HIV, Sífilis e Hepatite B e C, os exames estão acontecendo desde a sexta-feira, 26 , nas unidades de saúde Maria da luz, 24 de Abril, Maria Espanhol e Marília Vieira. De acordo com a Coordenação do Serviço de Atendimento Especializado, os exames dispensaram jejum e o resultado foi entregue ao paciente em 15 minutos após a coleta do sangue. De acordo com a coordenação foram atendidas 770 pessoas, cerca de 2.952 testes realizados.



A AIDS, Sífilis e as Hepatites Virais B e C, são doenças que em muitas fases passam despercebidas na vida das pessoas, até o momento em que, os sinais e sintomas começam a aparecer e a doença se manifesta, em geral tardiamente com graves conseqüências para a saúde da pessoa. Durante esta fase de invisibilidade as pessoas estão involuntariamente transmitindo a doença a outras pessoas.



Estas transmissões acontecem através de relação sexual desprotegida (não uso da camisinha em todas as relações sexuais) com alguém que se encontra infectado. O compartilhamento de objetos pérfuro-cortantes, piercings, materiais de tatuadores, materiais de manicure e pedicure, materiais de acupuntura, seringas e agulhas contaminadas e por transfusão de sangue contaminado ou, ainda, da mãe infectada para o bebê durante a gestação ou no momento do parto também podem transmitir essas infecções. No caso do HIV, a transmissão pode ocorrer também durante a amamentação.




Abimael Lopes - Assessoria de Comunicação Prefeitura de Tarauacá

Fotos: Jardy Lopes - Assessoria de Comunicação Prefeitura de Tarauacá