CONTATO: saudedetk@gmail.com

sexta-feira, 26 de julho de 2013

PREFEITO RODRIGO DAMASCENO E O VICE CHAGAS BATISTA PARTICIPAM DA CAMINHADA NO DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA AS HEPATITES VIRAIS 2013



Comemorando o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites, na quarta-feira, 24, foi feito uma caminhada pelas principais ruas da cidade. Para divulgar a importância da campanha,que contou com a participação do prefeito Rodrigo Damasceno, o vice-prefeito, Chagas Batista, o Secretário Municipal de Saúde, Carlos Tadeu, o Técnico em Vigilância, Nelson Guedes, o vereador Manoel Monteiro e os profissionais da saúde.





O ministério da saúde em parceria com Estado e a Prefeitura de Tarauacá, através da Secretaria Municipal de Saúde, promovem no período de 22 de Julho a 02 de agosto, a campanha voltada para a prevenção das Hepatite B e C, com o tema .”As Hepatites B e C podem estar onde você menos espera, inclusive em você. Faça o Teste.”




O responsável pela campanha, Germano Marino, ressalta da importância que tem a campanha, sobre hepatite para que a população esteja sensibilizada, pois hepatite, uma doença silenciosa. Ela só aparece no estado avançado de cirrose ou câncer de fígado. " É importante que a população faça seu teste para que possa descobrir mais rápido possível sobre a doença, e assim começar o tratamento imediato e que a secretária de saúde irá acompanhar á pessoa durante seu tratamento ate a fase final. Quero dizer que, a pessoa imunizada, pode ter uma vida saudável, é importante salientar que os munícipes Tarauacaenses estão de parabéns e a Secretária Estadual de Saúde, os agentes e os profissionais de saúde por está realizando essa campanha, para que população esteja caminhando e vivendo uma saúde de qualidade", finalizou Germano Marino.



O dia mundial de luta contra as hepatites virais 2013, é observado todos os anos em 28 de julho para informar e sensibilizar a comunidade global sobre as hepatites virais, encorajando prevenções, diagnóstico e tratamentos. 


As hepatites virais A, B, C, D e E podem causar infecção e inflamação aguda e/ou crônica do fígado e podem levar a cirrose e ao câncer de fígado.

Hepatites B e C: podem ser transmitidas por relação sexual desprotegida, da mãe para o filho durante o parto, pelo uso compartilhado de seringas, lâminas de barbear, alicates de unhas e objetos cortantes, assim como os usados em tatuagem e piercing, e por transfusão de sangue infectado.

A realização do teste rápido para hepatites B e C, HIV e SIFILIS iniciou-se no dia 22 e vai até o dia 26 de julho.

Vá até a unidade de saúde da família e faça o seu teste.



























Jardy Lopes/ Gilson Amorim - Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Tarauacá

Fotos: Jardy Lopes - Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Tarauacá

Nenhum comentário:

Postar um comentário